Está no ar o Balanço da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte em 2016 (ano base 2015)

| Mobilidade Urbana,Notícias | 3 comentários

Está no ar o Balanço da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, produzido pela BHTrans com colaboração do ITDP Brasil e o Movimento Nossa BH.

Em 2013, em Belo Horizonte foi (re)instituído o Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte – ObsMob-BH, que tem por objetivo ser um espaço para avaliação compartilhada da execução do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte – PlanMob-BH fazendo uso de indicadores. No entanto, para além dessa função, o ObsMob-BH pode ser uma arena na qual segmentos sociais, coletivos, grupos, organizações, empresas ou movimentos sociais, cada qual com seus interesses, podem discutir mobilidade urbana para além trânsito, transporte e cargas.

No âmbito do ObsMob-BH, foi produzido o Balanço da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, cujo objetivo primordial é possibilitar o monitoramento da implementação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte – PlanMob-BH, no que tange à execução das suas estratégias e também de seus resultados. Com o Balanço, os diversos setores sociais têm insumos e dados para acompanhar, avaliar e propor melhorias na execução do Plano.

Tendo como referência os objetivos estratégicos e as propostas do PlanMob-BH, foram identificados 67 indicadores para compor a edição de 2016 (ano-base 2015) do Balanço, cujos resultados estão apresentados através de gráficos e tabelas subdivididos em seis temas principais, com a maior série histórica disponível para permitir acompanhar a evolução no tempo.

O Balanço 2016 traz em sua parte inicial seis textos de posicionamento crítico em relação aos resultados frente aos objetivos estratégicos do PlanMob-BH, elaborados por de um grupo de observadores identificados na ficha técnica ao final. Estes textos têm a intenção de problematizar alguns aspectos e trazer para o debate outras referências que dialogam com os indicadores do Balanço 2016 e foram fruto do processo de parceria entre BHTRANS, o Nossa BH e o ITDP Brasil que envolveu o Grupo Executivo do Observatório e gerou uma proposta de “Revisão dos indicadores do Balanço Anual de Mobilidade Urbana”  cujo relatório está disponível para download na página do ITDP Brasil.

Clique AQUI ou na imagem abaixo para acessar o Balanço 2016.

capa-balanco-2016

 

3 responses to “Está no ar o Balanço da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte em 2016 (ano base 2015)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.