Conheça o Guia de Ação Local pelo Clima

| Mudanças Climáticas,Notícias | 0 comentários

“As Nações Unidas estimam que 91% da população brasileira viva em regiões urbanas nos próximos três anos – no último Censo, de 2010, o índice era de 84%. Esse processo, acelerado e irreversível, proporciona aos governos locais o protagonismo no enfrentamento às mudanças climáticas e, consequentemente, a responsabilidade pela preservação do nosso futuro. O impacto global das ações locais deve estar prioritariamente na pauta das cidades. E é neste contexto que este Guia de Ação Local pelo Clima se impõe.”

O objetivo do Guia é  “auxiliar a ação concreta do poder público municipal nessa empreitada climática. Trata-se de um roteiro prático para ajudar o gestor na produção e/ ou revisão de sua estratégia para enfrentar as mudanças do clima”.

Em seu conteúdo, o Guia contextualiza o problema das mudanças climáticas de forma didática e elucidativa, com imagens ilustrando os textos, apresenta as diferenças entre as escalas local e global, bem como os respectivos movimentos que têm sido feito em ambas e as consequência de tais mudanças em diferentes contextos geográficos.

Além, ele traz ferramentas políticas sobre como enfrentar as mudanças do clima na escala municipal, traça um panorama de como financiar ações para contribuir com apresenta exemplos práticos que vêm fazendo a diferença nas cidades e também, de forma atrativa, introduz conceitos que têm sido usado nas questões ligadas às mudanças climáticas.

NB
No Guia, o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), do qual o Nossa BH é membro, é citado com um bom exemplo. Página 61

Um dos pontos altos do Guia é mostrar o Passo a passo para como desenvolver, de forma coletiva e compartilhada, políticas e ações ligadas ao enfrentamento das mudanças do clima. Os passos são:

  1. Comprometimento e mobilização;
  2. Pesquisa e avaliação;
  3. Linha de base: inventário de emissões de GEE e análise de vulnerabilidade;
  4. Desenvolvimento da estratégia
  5. Detalhamento e financiamento
  6. Implementação e monitoramento
  7. Integração e colaboração
  8. Revisão e aprimoramento
  9. Divulgação da agenda e inspiração

Ao final, o Guia apresenta com mais detalhes alguns Mecanismos e fontes de recursos para projetos sobre mudanças do clima e também Legislações de estados e municípios.

O Guia foi elaborado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade América do Sul e pelo Programa Cidades Sustentáveis, com Apoio da Fundação Konrad Adenauer.

BAIXE O GUIA AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.