SEMANA DA MOBILIDADE BH COMEÇA AMANHÃ

| Acessibilidade,Cultura,Evento,Mobilidade Urbana,Notícias | 0 comentários

Uma semana inteira para experimentar, celebrar e refletir sobre a mobilidade da nossa cidade! Essa é a proposta da Semana da Mobilidade BH, que começa amanhã.

A Semana da Mobilidade é uma oportunidade de apresentar às cidadãs e aos cidadãos alternativas sustentáveis. Ela acontece em diversas cidades do país e do mundo, atrelada ao Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro.

Esse ano, Movimento Nossa BH, Tarifa Zero BH, BH em Ciclo, Bike Anjo BH, Mudevi – Movimento Unificado de Deficientes Visuais, OSBH – Observatorio social de Belo Horizonte, com apoio BHTRANS e outros parceiros se juntaram para oferecer uma semana recheada de atividades! Confira a programação!

#SemanaDaMobilidadeBH #mobilidadeurbana

– – – – –

PROGRAMAÇÃO:

AMostra #SomosMeiaDuzia: Exposição coletiva de registros de ciclistas de Belo Horizonte. As imagens foram produzida em agosto e integram uma pesquisa sobre o perfil das pessoas que pedalam por BH. O resultado é um caleidoscópio de imagens sobre o universo da magrela.
>> Data: semana de 15 a 23/09
>> Hora: comercial
>> Local: a definir

ESCOLA BIKE ANJO – A SAVASSI É DA GENTE: aulas para aprender a andar de bicicleta, dicas de mecânica e pequenos reparos. Gratuito e para todas as idades. Não precisa levar bicicleta, exceto crianças pequenas. Atendimento por ordem de chegada, com inscrições limitadas a partir das 9h.
>> Data: 17/09 (domingo)
>> Hora: 9h-13h
>> Local: Arredores da Praça da Savassi
>> Mais infos no evento.

OUTRO OLHAR SOBRE A MOBILIDADE DE BH: Quais as dificuldades que as pessoas cegas enfrentam para se deslocar em Belo Horizonte? Vamos desafiar quem estiver na Estação Vilarinho a ter seus olhos vendados e viver a experiência de ser guiado até o destino final. A atividade vai subsidiar uma vistoria na Estação para avaliar o quão acessível é a estação.
>> Data: 18/09 (segunda)
>> Hora: 8h30
>> Local: Estação Vilarinho

DESAFIO INTERMODAL: Tradição em Belo Horizonte, o desafio intermodal volta para testar os diferentes modais de deslocamento da cidade. Os tempos serão cronometrados para comparação entre as diversas formas de se deslocar. Quem será que ganha essa?
>> Data: 19/09 (terça)
>> Hora: Concentração 17:45, saída as 18:15
>> Local: Praça da Liberdade

LANÇAMENTO DO PROJETO MobCidades: Oficina sobre PPAG: O projeto MobCidades reúne 50 organizações de 10 cidades brasileiras com o objetivo de incidir nos orçamentos locais a fim de promover uma mobilidade urbana mais justa, inclusiva e sustentável. No lançamento, será feita uma oficina sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).
>> Data: 20/09 (quarta)
>> Hora: 19h
>> Local: A definir

BUSONA GRATUITA: A Busona sem Catracas está de volta! Vamos colocar uma busona gratuita para rodar pelas ruas de BH com o objetivo de mostrar que transporte é um direito, e não mercadoria.
>> Data: 21/09 (quinta)
>> Hora: 17h
>> Trajeto: Afonso Pena (da praça da Rodoviária à Praça Milton Campos)
>> Mais infos no evento.

AULÃO: AUDITORIA DO BUSÃO: A Busona Gratuita vai estacionar na porta da faculdade Izabela Hendrix para um aulão sobre a Auditoria do sistema de transporte público de BH.
>> Data: 21/09 (quinta)
>> Hora: 19h
>> Local: Faculdade Izabela Hendrix (R. da Bahia, 2020 – Lourdes)
>> Mais infos no evento.

RUA ABERTA: Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, a rua Gonçalves Dias em frente a Escola de Arquitetura estará aberta para os pedestres, ciclistas e todos que quiserem passar por ali – sem motor. Vão acontecer várias atividades no local ao longo do dia.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: de 7:00 às 22:00
>> Local: Rua Gonçalves Dias

CAFÉ DA MANHÃ DIA MUNDIAL SEM CARRO: Vamos montar um café da manhã para começar bem o Dia Mundial Sem Carro!
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 7:00 às 11:00
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

Divulgação do relatório final da CONTAGEM DE CICLISTAS + HAPPY HOUR: Evento vai divulgar o relatório final da pesquisa “Contagem de ciclistas”. Após a apresentação acontece o Ciclocine (exibição de filme sobre bicicleta) e happy hour.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: a partir das 18:00
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

ENTENDENDO O PLANBICI BH: Debate aberto para discutir o processo, as diretrizes, as ações e os objetivos do planBiciBH, para maior apropriação do plano pela cidade.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 19hs
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

Lançamento da pesquisa #DESCOBRINDO COMO BHPEDALA: Na busca pela continuidade da produção de dados sobre o uso da bicicleta e do perfil de quem pedala em Belo Horizonte, a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com apoio de algumas instituições, pelo 3o ano consecutivo, lança a pesquisa Descobrindo como #BHPedala 2017.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 19hs
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

PESQUISA: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: Uma pesquisa sobre poluição atmiosférica, ruído e trânsito vai acontecer Rua Aberta. Os dados serão comparados posteriormente aos dias em que os carros podem transitar livremente pelo local.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: ao longo do dia
>> Local: Rua Aberta (Rua Gonçalves Dias, em frente à Escola de Arquitetura de BH)
>> Mais infos no evento.

BICINIC BH 120 ANOS: O Parque Municipal Americo Rene Giannetti completa 120 anos no dia 26 de setembro. Para comemorar o Tweed Ride BH promove um Bicinic e passeio pelos elementos que compõem a história do parque .
>> Data: 23/09 (sábado)
>> Hora: 14 as 18h.
>> Local: Parque Municipal

PEDALADA PELADA: A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. A pedalada é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, por parte da imprensa e do poder público ao pedalar sem roupa.
>> Data: 23/09 (sábado)
>> Hora: Concentração: 18h00
>> Local: Praça do Ciclista
>> Mais infos no evento.

CICLOBAZAR: Encontro que reúne amantes de bicicletas old School e Vintage realizados desde 2013. No local são comercialização peças e há exposições de bicicletas antigas.
>> Data: 24/09 (domingo)
>> Hora: 9h-13h
>> Local: Praça do Ciclista – Ciclo bazar de Rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.