Setembro é o mês da mobilidade! Prepare-se!

| Eventos,Mobilidade Urbana,Notícias | 0 comentários

PREPARE-SE PARA O MÊS DA MOBILIDADE!

Você ficou preso no trânsito? Se atrasou, mas não tinha nenhuma colisão na rua? Só muitos carros mesmo? Você mora na região metropolitana, trabalha em Belo Horizonte, e tem que recarregar dois cartões de ônibus em dois lugares diferentes? Desistiu de ir a uma festa porque não ia ter ônibus para voltar para casa tarde da noite? Aliás, você desistiu dos ônibus como um todo, porque eles são caros, cheios e pouco frequentes? Solucionou seu problema comprando uma moto? Você vai para aula ou trabalho de bicicleta tendo que disputar o espaço com veículos motorizados em altas velocidades? Eles não te respeitam e você ainda é assediada enquanto pedala? Você não consegue utilizar o sistema BRT porque a maioria das estações não é acessível? O BRT, que prometeu resolver todos seus problemas, é um campo minado de rampas mal planejadas, travessias ruins e ainda com estações sem desenho universal, permitindo que todas e todos possam acessá-las autonomamente, em pleno século XXI?

O que todas essas perguntas (e muitas outras!) têm em comum?

Elas são sobre a mobilidade urbana na capital mineira e região metropolitana!

São sobre como nos deslocamos na cidade e o impacto que isso tem diariamente em nossas vidas. São, também, perguntas sobre como a cidade se organiza e quem tem prioridade no espaço urbano. A mobilidade urbana não é só o conjunto dos nossos deslocamentos individuais: é um bem coletivo, que se realiza através de decisões e discussões na esfera pública, e que refletem nas escolhas individuais sobre como, onde, quando ir a um determinado local. Ou não ir.
A locomoção nos conecta, nos garante acesso à cidade e a tudo que ela tem a nos oferecer. A mobilidade, quando assegurada, torna a cidade mais justa, inclusiva e igualitária, contribuindo para a realização de outros direitos: à educação, à saúde, à moradia digna, ao trabalho, ao lazer. Se a mobilidade hoje é um problema para muitos, um instrumento de exclusão social, ela pode ser transformadora e inclusiva!
Vamos discutir novas políticas de mobilidade, novas formas de se locomover?

Setembro é o Mês da Mobilidade e estamos, juntos com muitas pessoas e organizações, preparando uma série de atividades. Conheça as iniciativas na cidade, participe! Uma cidade melhor é possível, façamos acontecer.

#MêsDaMobilidade2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.