Mapa da Desigualdade de Belo Horizonte/RMBH

| Sem categoria | 0 comentários

A cidade de Belo Horizonte é o reflexo da segregação racial que é estrutural. Só para você ter uma ideia, mulheres negras belo-horizontinas  recebem 4,2 vezes menos que homens brancos do bairro São Pedro. E as desigualdades não param por aí. Nova Lima tem renda média 1,3 vezes maior que a de BH e 3,4 vezes maior que Vespasiano, o município de menor renda na RMBH.

Esses são alguns dos dados alarmantes do Mapa da Desigualdade de Belo Horizonte que foi lançado no último dia 01 de junho. 

A publicação coordenada pelo Nossa BH, busca lançar luz a alguns aspectos do espaço desigual da capital mineira e da Região Metropolitana e manter este tema permanente na agenda política. Os indicadores selecionados para esta edição são principalmente provenientes do Censo de 2010, articulados em torno da variável renda e destacando duas importantes dimensões da desigualdade: raça e gênero.⠀Buscou-se ainda incluir indicadores da dimensão de mobilidade e acessibilidade, tema focal da atuação do Movimento Nossa BH. Foram utilizadas duas escalas espaciais para evidenciar as diferenças, sendo uma delas interna aos limites municipais da cidade, fazendo a comparação entre 487 bairros da cidade. Outras escalas internas foram aventadas, como os 40 Territórios de Gestão Compartilhada e as 9 Regiões Administrativas, mas optou-se pelos bairros, pelo maior potencial de identificação e pertencimento dos seus moradores. A segunda escala foi metropolitana, buscando identificar as diferenças entre os 14 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH14 que possuem maior interação urbana: BH e os sete limítrofes municípios conurbados (Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Contagem e Ibirité), acrescidos de Betim, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Mário Campos. 

Quer saber mais sobre o Mapa da Desigualdade de Belo Horizonte? Só baixar na íntegra! 

Além disso, confira o mini podcast sobre o Mapa das Desigualdades um mini podcast sobre o Mapa das Desigualdades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.