(Encerrado)PISCSU

Cover Projetos - PISCSU

[O PROJETO ENCERROU EM JULHO DE 2017 – Veja as ações AQUI]

Projeto de Incidência da Sociedade Civil para a Sustentabilidade Urbana – PISCSU, iniciado em 2014, com o apoio de Avina, Instituto Clima e Sociedade e OAK Foundation, que tem como objetivo fortalecer a Rede Social Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis – RSBCJDS – na sua capacidade de proposição, monitoramento e avaliação de indicadores de sustentabilidade com ênfases em gestão de resíduos e mobilidade, articulando outros para ampliar incidência em políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida com equidade.

O projeto se desenvolve em todo o território nacional por meio das ações do Programa Cidades Sustentáveis, com aprofundamento de conteúdo e mobilização nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Luís, onde se busca incidência nas políticas de mobilidade e gestão de resíduos.

Destacam-se como resultados nesta primeira etapa a criação de grupos e/ou articulação com outros coletivos nas cinco cidades para a análise dos indicadores e discussão de propostas nas duas áreas de gestão. Em Belo Horizonte, o movimento integra formalmente também o grupo executivo do Observatório da Mobilidade Urbana e o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, neste último, como única representação ativa da sociedade civil.

Observa-se ainda nestes cinco municípios, o aumento da participação da sociedade no planejamento municipal e no monitoramento das políticas de gestão de resíduos e mobilidade urbana. Em Brasília e Belo Horizonte, onde há acompanhamento do ciclo orçamentário pelos movimentos, já se avança na interlocução com os gestores sobre alocação e execução orçamentária para estas e outras políticas.

Gostou? Quer participar? Fale conosco! Envie e-mail para comunica@nossabh.org.br.