Confira um pouco da missão de cada um dos integrantes da Rede Mobiliza RMBH (mais sobre a rede)

A Associação Coletiva da Juventude luta para garantir o direito ao lazer e à cultura no bairro Jardim Felicidade, em BH. A associação também debate a criminalização das culturas juvenis e a falta de acesso aos equipamentos públicos. Desde a fundação o processo de formação e reflexão é um quesito importante para a organização. o Coletivo da Juventude foi criado no ano de 2011 e se constitui em pessoa Jurídica, como Associação Coletiva da Juventude no ano de 2013.

Rua Juvenil Barbosa da Silva, nº 125. Jardim Felicidade, região Norte de BH.

O Greenpeace Belo Horizonte tem como missão  garantir a capacidade da Terra de nutrir a vida em toda a sua diversidade. Deste modo, atuam de forma pacífica e independente para proteger a biodiversidade; prevenir a poluição do ar, das águas e da terra; acabar com a ameaça nuclear e enfrentar as mudanças climáticas, bem como promover a paz, o desarmamento global e a não-violência.  

O Greenpeace, como organização global, foi criado em 1971 na cidade de Vancouver no Canadá. Chegou ao Brasil em 1992, durante a Conferência da Eco-92 e, após, multiplicou-se em grupos locais voluntários ao redor do país, tendo sido constituído em Belo Horizonte no ano de 2006.

O Viva Lagoinha é uma iniciativa de requalificação do bairro Lagoinha por meio da economia criativa. Missão: A mitigação de problemáticas estruturais como a baixa estima do morador, falta de vida noturna e o alto índice de pessoas em situação de rua com ações baseados no capital intelectual, cultural e criativos que geram valor. “Vemos que aqui há falta de vida noturna, alto índice de pessoas em situação de rua e baixa estima pelo bairro por parte dos moradores. São essas três situações que tentamos mitigar com criatividade e iniciativas de economia criativa.” Filipe Thales, Viva Lagoinha.

Atua nos seguintes bairros: Lagoinha, Bonfim, Pedreira Prado Lopes, Vila Senhor dos Passos, São Cristóvão (Conjunto IAPI) e parte do Carlos Prates, Concordia, Colégio Batista e Santo André.

O Engajamundo é uma organização nacional que reúne jovens para enfrentar problemas ambientais, sociais. Criado em 2012, o Engajamundo tem mais de 20 núcleos Locais espalhados pelo Brasil. Aqui em MG temos somente o núcleo de BH que atua na RMBH. “Me encuca a utilização de modais viários nas avenidas sanitárias da cidade. Elas poderiam ser percorridas por meios alternativos, como a bicicleta, e revitalizadas para uso da sociedade, com parques lineares.” Beatriz Faria, Engajamundo.