Ação reúne candidatos à Prefeitura de BH por compromisso com legado

| Notícias | 0 comentários

Campanha “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” propõe assinatura de termo de responsabilidade em evento na próxima sexta-feira.

A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, por meio do Programa Cidades Sustentáveis, reúnem os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte para propor um compromisso social. Na próxima sexta-feira (31), no Auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA (Rua Aimorés, 1451, Bairro Lourdes – Próximo à Praça da Liberdade), às 9h30, o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital mineira será uma das sedes do torneio de 2014 e da Copa das Confederações, já em 2013.

Os candidatos presentes (veja abaixo os nomes confirmados) serão convidados a firmarem os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).

Em Belo Horizonte, as organizações locais parceiras desta ação nacional irão também solicitar aos candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte adesão ao documento ‘Compromisso com a Ética, a Cidadania, a Transparência e o Legado Positivo para a Cidade a partir dos Megaeventos’; cujo conteúdo foi produzido em colaboração com diversos grupos, entidades e movimentos da sociedade civil, como ONGs, associações de moradores, grupos de juventude da Região Metropolitana e frentes de defesa dos direitos humanos.

Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente a ex-jogador Raí, diretor da organização. Já o representante do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios será Henrique Lian. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Maurício Broinizi.

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população. Depois de Manaus (AM), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Natal (RN) e, agora, Belo Horizonte (MG); a ação passará ainda por Fortaleza (CE), no dia 3; Salvador (BA), no dia 5; e Curitiba (PR), no dia 11 de setembro.

SERVIÇO:

Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?

Data: 31 de Agosto de 2012 (sexta-feira), às 9h30.

Onde: Auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA (Rua Aimorés, 1451, Bairro Lourdes – próximo à Praça da Liberdade).

Candidatos que já confirmaram presença: Marcio Lacerda (PSB), Maria da Consolação (PSOL), Patrus Ananias (PT), Tadeu Martins (PPL) e Vanessa Portugal (PSTU).

O evento contará com a participação do jornalista Eduardo Costa (Rádio Itatiaia e TV Record Minas), que atuará como mestre de cerimônia dessa solenidade pública.
Termo de Compromisso Cidades do Esporte

O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal

O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:

Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br
Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br
Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) – http://www.jogoslimpos.org.br/

Informações para a imprensa:

Rosa Arrais Comunicação – Tel.: (11) 3672.3531 – Ramal 17
Frederico Cursino – (11) 95318-4937 – frederico@rosaarrais.com.br
Tales Rocha – (11) 97557-9519 – tales@rosaarrais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.