Campanha #D1Passo foi lançada em BH!

| Mobilidade Urbana,Notícias | 0 comentários

Ontem foi lançada a campanha #D1Passo, realizada pelo Movimento Nossa BH, Bike Anjo BH, Tarifa Zero e BH em Ciclo.

Por onde passa a cidade onde nós desejamos viver? Apostamos que nela existiria mais qualidade de vida: ar mais puro, clima mais ameno, paisagens mais coloridas de verde do que de cinza.

Mas nossa cidade não seria só de ver, ou de respirar. Seria uma cidade para se usufruir. Lá, na nossa cidade, as ruas, os parques, as praças, os espaços como um todo seriam das pessoas, para as pessoas, todas as pessoas, independentemente do quanto elas trazem em seus bolsos e de onde elas vêm.

Deslocar-se nessa cidade, para que ela fosse realmente nossa, não deveria doer, não deveria nos cansar, não deveria custar mais do que podemos pagar. Ir de um ponto ao outro da nossa cidade seria mais simples, mais prazeroso, mais saudável. Sair de casa, na cidade dos sonhos, seria um belo convite, ao invés de um fardo pesado.

Para que Belo Horizonte seja, um dia, essa cidade, é necessário que a gente dê um passo. O primeiro passo nunca pode ser maior do que as nossas pernas, mas é importante que, após a passada, nossos pés encontrem terreno firme.

Por isso, a campanha #D1Passo concentrou-se em uma questão estruturante, não só para Belo Horizonte como para todas as grandes cidades brasileiras: a mobilidade urbana.

Movimentar-se com fluidez e conforto, de forma sustentável e acessível é uma justa demanda da população urbana e um desafio imposto às administrações públicas municipais de todo o Brasil. Esse desafio vem sendo deixado em segundo plano, debaixo de políticas que privilegiam o transporte individual, o alargar de vias, o incessante alçar de viadutos e elevados. Sob o eterno pretexto de desafogar o fluxo de automóveis, vemos a cidade ser reiteradamente soterrada por toneladas de asfalto e concreto e asfixiada pela fumaça resultante da queima dos combustíveis dos motores .

Com um passo à frente, queremos quebrar essa lógica circular e inconsequente de incentivar o uso do carro e com essa demanda justificar mais e mais asfalto. Há maneiras mais racionais, baratas e limpas de construir um sistema de mobilidade urbana mais sustentável em BH.

Para isso, no momento em que a democracia brasileira traz à tona diferentes projetos e visões para a cidade, estamos levando aos candidatos e candidatas à prefeitura algumas propostas. Caso sejam adotadas, elas poderiam aproximar Belo Horizonte do desenho de uma cidade mais humana.

Esse é o nosso passo, o começo de uma caminhada. #D1Passo você também; venha caminhar conosco!

O que é a #D1Passo?

#D1Passo é uma campanha apartidária construída por cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte com o objetivo de priorizar a mobilidade urbana sustentável no debate eleitoral à prefeitura de BH.

Queremos que propostas concretas sejam incorporadas em todos programas de governo para garantir que no próximo ciclo político tenhamos uma gestão comprometida com uma mobilidade urbana mais sustentável.

Quem somos?

A campanha #D1Passo conta com a participação de quatro movimentos que atuam em Belo Horizonte: o BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, o Bike Anjo BH, o Movimento Nossa BH e o Tarifa Zero BH. Em comum, todos esses coletivos tem a preocupação, dentro de seus respectivos recortes de atuação, de construir, a partir de pautas concretas, uma cidade mais humana, sustentável, onde as pessoas sejam vistas como prioridade pelo poder público.

Como surgiu a #D1Passo?

A campanha começou a se desenhar em outubro de 2015, a partir do encontro dos coletivos participantes no Labmob (Laboratório de Mobilidade Sustentável), coordenado pela Escola de Ativismo. Durante o processo, decidiu-se por construir uma pauta que unisse os coletivos participantes em uma construção conjunta, apartidária e horizontalizada.

Do constante diálogo entre os movimentos participantes e estudos realizados pelo grupo, chegou-se ao que seria um plano de governo mínimo para a implementação de conceitos de mobilidade urbana sustentável na capital mineira, plano esse que deverá ser apresentado para todas as candidaturas à prefeitura de Belo Horizonte em 2016.

Nossos eixos

A campanha #D1Passo é composta por seis eixos temáticos que orientam nossa atuação e que deverão servir de fomento ao debate eleitoral sobre mobilidade urbana nas eleições municipais de 2016:

A prioridade é de quem estiver a pé, de bicicleta ou de ônibus.
Andar de ônibus pode ser rápido, barato e confortável para todas as pessoas.
Transporte de cargas também é mobilidade urbana, já pensou sobre isso?
Carros e motos: quanto menos em circulação, melhor para a cidade.
Os recursos públicos, financeiros, materiais e humanos, precisam ser investidos para promover a mobilidade urbana sustentável, tendo a transparência como elemento base.
A educação para a mobilidade é o caminho para melhorar a convivência na cidade.
Por que a #D1Passo é necessária?

Belo Horizonte é uma das capitais com a maior de taxa de motorização do Brasil. Em 2012, a cidade possuía 63 automóveis para cada 100 habitantes, atrás apenas de Curitiba, que tinha 77 automóveis para cada 100 habitantes.

Isso acarreta uma série de impactos gravíssimos, que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores da capital mineira.

.Aumento da poluição sonora, crescimento das emissões de gases de efeito estufa e de poluentes locais que também são maléficos para a saúde humana e animal, vias cada vez mais congestionadas, pessoas perdendo suas casas para dar lugar a viadutos e avenidas mais largas, perda de espaço público para trânsito privado de automóveis, motoristas estressados e alto número de atropelados, feridos e mortos no trânsito. Isso tudo sem falar nos impactos financeiros na saúde pública gerados, especialmente, pelos atropelamentos, por mortes e pelo tempo gasto em engarrafamentos. Ou seja, mais carros na cidade tem significado perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais.

Inverter essa lógica perversa é possível.

No Brasil, está em vigor a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU, instituída pela Lei Federal nº 12.587/2012. A PNMU é um instrumento político que visa nortear o desenvolvimento urbano com objetivo de integrar os diferentes modos de transporte, dando prioridade a quem anda a pé, em seguida a quem usa transportes ativos (também conhecidos como não motorizados), aos coletivos, aos de cargas e, por fim, motorizados individuais, levando em consideração a movimentação de pessoas e cargas nos territórios municipais. Por meio da implementação, de suas diretrizes, princípios e objetivos, é possível inverter o caminho adotado em Belo Horizonte nos últimos anos para a mobilidade urbana, tornando-a sustentável de fato.

A nossa proposta de Programa de Governo temático é ser uma plataforma aberta da mobilidade urbana sustentável para que qualquer candidata ou candidato à prefeitura da capital mineira possa acessá-la, debatê-la e incorporá-la aos seus programas de governo, discursos e, sobretudo, às suas práticas. Ela é orientada através de diretrizes, princípios e objetivos possíveis, exequíveis e economicamente viáveis.

Além de subsidiar quem disputará a prefeitura de Belo Horizonte este ano, a plataforma tem como objetivo mobilizar e engajar a população de Belo Horizonte a acreditar que, sim, existem soluções para a mobilidade urbana da cidade.

Onde encontrar o Programa de Governo da #D1Passo?

AQUI você encontra o conteúdo do Programa de Governo #D1Passo.

Siga também no Facebook as páginas dos coletivos envolvidos na campanha para ter acesso frequente a mais informações sobre o projeto.

Caminhem conosco! Vamos, #D1Passo!

DSCF3719 foto: Raul Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.