BELO HORIZONTE SEDIA I FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO DA RMBH

| Notícias | 0 comentários

O Núcleo Belo Horizonte do Observatório das Metrópoles realizará o I Fórum de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH com o tema Mobilidade Urbana. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Fórum pretende reunir movimentos sociais, coletivos metropolitanos, pesquisadores, estudantes, técnicos, gestores públicos e demais interessados no tema da mobilidade, entendida nesse percurso como condição imprescindível para o acesso pleno à vida cotidiana da região metropolitana, à participação cidadã e ao direito à cidade.

As atividades irão expor experiências acerca do universo da mobilidade metropolitana nas suas mais diversas expressões, a partir de quatro grandes campos temáticos:

  1. Vida cotidiana e mobilidade urbana;
  2. O urbano metropolitano e a mobilidade;
  3. A mobilidade e suas técnicas;
  4. A luta pelo direito à mobilidade.

Com apoio do Movimento Nossa BH, o Fórum abrirá espaço para reflexões sobre as políticas de mobilidade e o espaço urbano, mobilidade e mudança climática, mobilidade e planejamento metropolitano, mobilidade e gênero, orçamento público, controle social e democracia participativa. A programação conta ainda com apresentações de trabalhos, palestras, debates, exposições, oficinas, intervenções artísticas e a realização de uma Rua Aberta – ocupação temporária de uma rua para usos mais sustentáveis onde as/os participantes poderão experimentar outras formas de vivenciar o espaço público.

Tarcísio Motta, membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal e presidente do PSOL do Rio Janeiro, Marcos Fontoura presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte (CMDPD-BH), Flávia Mourão especialista em Democracia Participativa e atual Diretora Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH e Guilherme Tampieri gestor ambiental, membro do Movimento Nossa BH, Bike Anjo BH e BH em Ciclo estão entre os nomes já confirmados para as palestras do I Fórum de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH.

Importante destacar que o Observatório das Metrópoles viabilizará a ida do maior número de coletivos e pessoas da RMBH ao evento. Pra quem pretende participar do Fórum e não tem como se deslocar, é possível fazer uma solicitação de auxílio transporte preenchendo o formulário disponível neste link. O prazo para o pedido do auxílio de passagem ou gasolina vai até o dia 6 de novembro.

Para fazer inscrição e acessar a programação completa do I Fórum de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH acesse o site: bit.ly/forumrmbh

Seguimos em luta por cidades mais justas, inclusivas e igualitárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.