Nossa BH e parceiras realizam evento CIDADES E CORPOS: mobilidade sensível a gênero, raça e clima!

| Gênero,Mobilidade Urbana,Mudanças Climáticas,Notícias,Raça | 0 comentários

O Nossa BH, em parceria com a Coalizão Clima e Mobilidade Ativa, BH em Ciclo, ONU-Habitat e Fórum das Juventudes da Grande BH realizará nos dias 12 e 13 de abril o evento CIDADES E CORPOS: mobilidade sensível a gênero, raça e clima! O evento conta com apoio de  iCS – Instituto Clima e Sociedade, MobCidades, Espaço Odara.

Uma cidade não é a mesma para corpos diferentes. De fato, cidades são vividas e percebidas de forma distintas, especialmente se estamos falando de corpos tradicionalmente marginalizados nos territórios urbanos. Seja pela moradia distante, pela falta de acesso aos espaços ou pelo medo de estar e se locomover pelas ruas, alguns corpos são mais impactados pela desigualdade do que outros.

É para pensar sobre algumas dessas diferentes cidades e corpos que estamos organizando o evento!

A proposta do evento é, a partir de atividades práticas e de reflexão, colocar os temas da mobilidade urbana, gênero, raça e mudanças climáticas em um diálogo. Com isso, espera-se uma ampliação dos debates a respeito das desigualdades nas cidades e de seus efeitos no clima, buscando a promoção de um planejamento urbano que seja sensível ao gênero e à raça.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sexta-feira (dia 12 de abril)

9h-12h: Auditoria de segurança pública e mobilidade para mulheres* | Realização: Nossa BH e ONU-Habitat

*Espaço exclusivo para mulheres

14h-18h: Oficina: Mudanças climáticas e mobilidade ativa | Realização: Nossa BH e Coalizão do Clima e Mobilidade Ativa

Sábado (dia 13 de abril)

9h-12h: Mesa de discussão – Diálogos entre mobilidade, gênero, raça e mudanças climáticas

Presenças: Daphne Besen (ONU-Habitat), Aline Cavalcanti (Coalizão do Clima e Mobilidade Ativa), Bianca Macêdo (Secretaria Municipal da Conservação Serviços Públicos – Prefeitura de Fortaleza), Rafaela Albergaria (Pesquisadora CESeC) e Andreia de Jesus (Deputada Estadual de MG).

14h-17h: Oficina – Juventudes em Movimento: Um rolê sobre mobilidade, gênero e raça | Realização: Nossa BH e Fórum das Juventudes da Grande Belo Horizonte

17h-19h: Sarau de mulheres

Informações importantes sobre o evento:

  • As vagas são limitadas conforme a capacidade do local do evento, de forma que pedimos que só confirme presença nos momentos em que poderá estar no evento. Assim, garantimos que mais gente possa aproveitar programação =]
  • Será oferecido gratuitamente espaço de cuidado para crianças (caso você queira ir e não tenha com quem deixar os filhotes :).
  • O evento é gratuito e haverá lanche durante a programação.
  • O almoço será por conta de cada participante. O Espaço Odara irá oferecer opções no valor de R$15,00 por refeição. Esse é um almoço feito pensando apenas no evento, então, por favor, confirme se vai querer comer por lá.
  • Faça sua inscrição gratuitamente no link: https://forms.gle/hx7MiSuNviapsk9AA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.