1º ENCONTRO DA REDE MOBILIZA RMBH

| Notícias | 0 comentários

Se bem planejadas e executadas a mobilidade urbana e política urbana podem impulsionar diretamente na promoção de direitos humanos e na garantia da cidadania.  Mas quais são os coletivos, movimentos populares, ONGs e ativistas autônomos que atuam com essas ações em Belo Horizonte e Região Metropolitana? Qual é a história desses coletivos? O que os motivam e  marca suas trajetórias? Além disto, quais são suas principais bandeiras de luta e de que maneira atuam na pauta da mobilidade urbana?

Responder essas perguntas é realizar um raio-X mais minucioso dessas organizações são alguns dos objetivos do 1º Encontro da Rede Mobiliza RMBH! O evento que será realizado no dia 28 de setembro, faz parte do Mês de Mobilidade. O encontro busca construir um espaço coletivo e colaborativo que possibilite a identificação e o reconhecimento da atuação de grupos da Região Metropolitana, para a ação em rede, fortalecendo  agendas, projetos e ações! 

E antes mesmo do 1° Encontro da Rede Mobiliza RMBH, o Movimento Nossa BH vem promovendo ações para conhecer melhor essas iniciativas e as pessoas que as fazem acontecer. Só para você ter uma ideia, o Nossa BH realizou um primeiro levantamento, em maio de 2019, de cerca de 20 iniciativas que atuam diretamente com essas temáticas ou tem interesse na promoção dessas políticas.  Nos últimos meses Nossa BH promoveu rodas de conversa em que diferentes coletivos, movimentos populares, ONGs e ativistas autônomos de Belo Horizonte e RMBH discutiram sobre os desafios e oportunidades de construção de um espaço coletivo e colaborativo que possibilite: (1) mapear iniciativas que atuem pela promoção de cidades mais justas e inclusivas; (2) reconhecer práticas de redução das desigualdades na cidade; e (3) atuar em rede para fortalecer demandas coletivas. A partir desses desejos nasce a ideia do 1º Encontro da Rede Mobiliza RMBH! 

E para colaborar com participação neste evento, será oferecido uma ajuda de custo de R$50,00, por organização, como auxílio de custos com transporte. Também será ofertada  alimentação durante toda a programação do encontro.

Para confirmar presença é necessário preencher esse formulário

Os organizador do evento são: Nossa BH, Tarifa Zero Beagá, Viva Lagoinha, Instituto Macunaíma, Engajamundo Beagá, Fórum das Juventudes da Grande Beagá, Lixo Zero, Associação Coletiva da Juventude, Coletivo Esplanada, Lixo Zero – Contagem, Movimento Sem Cobrador Não Dá, DiverCIDADE – A Pedro Leopoldo Que Queremos, Bicicoleta de Quintal e Greenpeace Beagá.

O 1º Encontro da Rede Mobiliza RMBH será realizado no dia 28 de setembro das 9h às 17hs no Viaduto das Artes: Avenida Olinto Meireles, nº 45, Barreiro – Belo Horizonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.