BH Bicifest 2023

Sete anos após a sua primeira edição, o BH BiciFest voltou a ocupar a cidade com grande sucesso, reafirmando o direito à cidade a partir da mobilidade ativa e de três dimensões centrais: política, festiva e formativa. Realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho, o festival reuniu uma programação diversa, inclusiva e participativa, consolidando-se como um importante ponto de encontro entre ciclistas, ativistas, técnicos, servidores públicos e entusiastas da mobilidade ativa em Belo Horizonte.

A abertura do BH BiciFest aconteceu no dia 1º de junho, no auditório da Faculdade Arnaldo, com a exibição do curta-metragem “Belo Horizonte, Mulheres e Bicicleta”, de Maria Mourão, seguida de um rico bate-papo com o público. Na sequência, a mesa de abertura “Direito à cidade para quem?” promoveu um diálogo potente e plural, ampliando reflexões sobre inclusão, equidade e cooperação na construção de uma cidade mais justa. O encontro contou ainda com a distribuição das tradicionais Joaninhas, símbolo da mobilidade ativa em BH.

No segundo dia, o festival seguiu mobilizando o público com a exposição “Bicicletas Belo Horizontinas”, do artista plástico e ciclista Daniel de Carvalho, que apresentou aquarelas inspiradas na relação entre a cidade e a bicicleta. Em seguida, o debate “Emergência e justiça climática: sinônimos de luta coletiva” colocou no centro da discussão a mobilidade sustentável, destacando estratégias para a ampliação da infraestrutura cicloviária, a redução dos gases causadores das mudanças climáticas e a melhoria da qualidade do ar em Belo Horizonte.

Encerrando a noite, o Bloco da Bicicletinha transformou as ruas em festa com o já tradicional Bloco Junino, levando música, alegria e bicicletas para a cidade em um cortejo que celebrou o encontro entre cultura popular e mobilidade ativa.

No terceiro dia, celebrado simbolicamente no Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho), a Avenida Brasil foi aberta ao público durante todo o dia, sem a circulação de carros e motocicletas, tornando-se um grande espaço de convivência urbana. A programação contou com a Escola Bike Anjo, que ensinou gratuitamente pessoas a pedalar, a Cicloficina de Rua, oferecendo manutenção básica de bicicletas, além do pedal em defesa da mata do Jardim América. O dia foi marcado ainda por apresentações da Fanfarra Estagiários Brass Band, DJ Ogu e pela competição de poesia do Slam Clube da Luta, fortalecendo o caráter cultural e comunitário do evento.

Durante todo o festival, o público pôde participar de feira de produtos, atividades de lazer, exposições artísticas e rodas de conversa, criando um ambiente acolhedor, diverso e inspirador.

Com participação totalmente gratuita, o BH BiciFest 2023 demonstrou a força da mobilização coletiva e o interesse crescente da população por uma cidade mais humana, sustentável e acessível.

Quem apoiou?

O BH BiciFest 2023 foi realizado pela BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, em parceria com o Movimento Nossa BH, com apoio do INCC, Giro Rua, Terça das Manas, Bike Anjo, Psicoativos, BHFixD, Dizzy Express, Faculdade e Colégio Arnaldo, Bloco da Bicicletinha, A Roda, Slam Clube da Luta e Rei do Omelete.