Nossa BH lança levantamento situacional da mobilidade urbana em BH

| Mobilidade Urbana,Notícias | 0 comentários

O movimento Nossa BH lança hoje o Levantamento Situacional da Mobilidade Urbana do Município de Belo Horizonte. Ele é um relatório produzido para a avaliação e monitoramento da (política de) mobilidade urbana e transparência do município. O intuito deste documento é a tentativa de realizar uma espécie de fotografia da situação da mobilidade em um determinado momento e, a partir disso, permitir comparações e análises ao longo do tempo. No caso de Belo Horizonte, esta é a quarta versão do documento, e tem como referência o ano de 2017.

O 4º Levantamento Situacional de Belo Horizonte insere-se nas atividades do projeto MobCidades – Orçamento e Direito à Cidade, e é um marco do início do projeto. Ao fim das atividades do MobCidades, outro levantamento será realizado, para que seja possível avaliar impactos da atuação do projeto na mudança de indicadores relevantes à política de mobilidade e transparência. 

Os dados aqui trabalhados foram coletados em dezembro de 2017 a partir de consultas diretas nos sites da Prefeitura de Belo Horizonte; da BHTRANS; do Observatório de Mobilidade Urbana; da Câmara Municipal de Belo Horizonte; do IBGE,DENATRAN e, eventualmente, outras fontes. Foram, também, realizados pedidos de acesso à informação para a BHTRANS, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e para a Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A base de dados consolidada está disponível neste link, no qual é possível visualizar as informações coletadas nas 10 cidades participantes do projeto MobCidades, quais sejam: Belo Horizonte, Brasília, Ilhabela, Ilhéus, João Pessoa, Piracicaba, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo.

Confira o relatório completo: Levantamento Situacional_V4_BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.