Conforme anunciamos no último dia 12, lançamos, em conjunto com vários coletivos da RMBH, a campanha #D1Passo na Metrópole. Como parte do processo, enviamos, por email, no mesmo dia e horário, o Programa de Governo Temático para todas as nove candidaturas e solicitamos uma agenda com elas para que fosse apresentado o Programa.
#1 Estrutura e coerência do território da metrópole – Priorizar a equidade de oportunidades no território por meio de uma rede de mobilidade metropolitana que promova acesso às 34 cidades que compõem a RMBH.
#2 Andar e pedalar – Qualificar, estimular e priorizar o caminhar, o uso da bicicleta e outros transportes ativos (não-motorizados) de forma segura e em todos os locais da metrópole, especialmente no acesso à rede metropolitana.
#3 Mobilidade coletiva – Consolidar uma rede metropolitana de transporte coletivo, integrada, diversificada, por meio de vários modos de transporte simultaneamente, com ampla oferta e qualidade do serviço perceptível pelos usuários.
#4 Cargas – Incorporar a logística urbana de forma integrada à política de mobilidade, reduzindo os impactos da movimentação dos veículos de entrega sobre a circulação viária, meio ambiente e vizinhança.
#5 Gestão e recursos – Redefinir e unificar atribuições de gestão e planejamento da mobilidade urbana metropolitana, com reformulação da distribuição de recursos financeiros.
Por ora, estão marcados dois outros encontros com candidaturas:
- João Batista Mares Guia – dia 18 de setembro, às 18h
- Dirlene Marques – 20 de setembro, às 14h