O Movimento Nossa BH, em parceria com a Rede Mobiliza RMBH, têm o prazer de anunciar que estão abertas as inscrições para a seleção da turma de 2023 do Curso Mobiliza de Políticas Públicas. Este curso é uma iniciativa que busca fortalecer capacidades de incidência de grupos, movimentos, coletivos e organizações do terceiro setor para a participação aprofundada na formulação, debate e monitoramento de políticas públicas de mobilidade de forma direta e indireta em Belo Horizonte, em um contexto de reconstrução política. É dirigido a jovens lideranças, militantes, ativistas, mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e integrantes de organizações atuantes em todos os pontos da região metropolitana.

Inscrições abertas de 07 a 24 de março de 2023

Estrutura do Curso

O debate e proposição de políticas públicas se qualifica com informação, dados, exemplos e referências que permitam conhecer de maneira precisa a realidade que se busca discutir e na qual se busca intervir. O objetivo do curso é ampliar o acesso da sociedade civil a ferramentas para participação qualificada em processos de formulação e monitoramento de políticas públicas em Belo Horizonte, segundo os seguintes temas:

1 – Com afeto e pé na porta!

2 – Vida pedestre e mobilidade por bicicleta.

3 – Periferia é cidade!

4 – Convívio com as águas.

5- Transporte público, gratuito e de qualidade

6 – Nossos Corpos não são Públicos!

7 – Formas de organização para ação política.

8 – Democracia na prática

Além disso, está prevista a formulação de uma ação prática, a ser realizada pelas pessoas participantes no encontro final do curso.

Vagas

O ciclo de encontros estará aberto a lideranças, ativistas e integrantes de organizações e serão oferecidas 20 vagas para a formação com carga horária total de 30h. Serão oferecidas bolsas de ajuda de custo no valor total de R$300,00 para transporte dos participantes e lanche em todos os encontros.

Quando e onde?

A formação acontecerá semanalmente, às segundas-feiras das 19h às 22h no Instituto Undió (Rua Padre Belchior, nº289, Centro/Beagá), de forma presencial, entre os dias 03 de abril de 2023 e 19 de junho de 2023.

Calendário de aulas: 03/04, 17/04, 24/04, 15/05, 22/05, 29/05, 05/06, 12/06, 19/06 e 24/06.
Além disso, ocorrerão atividades em dois sábados pela manhã: dia 06/05/2023 no bairro Conjunto Felicidade e 24/06/2023 em local a ser definido.

Público pretendido

Buscamos pessoas engajadas (ou que queiram se engajar) em organizações da sociedade civil, movimentos sociais, culturais, comunitários, de comunicação popular e pré-vestibulares comunitários, que tenham interesse (ou atuação direta ou indireta) por mobilidade urbana e direito à cidade, e, que queiram desenvolver suas habilidades de formulação, monitoramento e incidência em políticas públicas para a redução de desigualdades em Belo Horizonte.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo:

Entre os dias 07 e 24 de março de 2023, encerrando-se às 23:59h do dia 24/03/2023.

Qualquer dúvida ou problema para se inscrever, entre em contato com o Movimento Nossa BH pelo e-mail comunica.nossabh@gmail.com. Mais informações sobre o Curso Mobiliza de Políticas Públicas podem ser acessadas no site: nossabh.org.br.

Critérios de seleção e matrícula

Havendo mais inscrições que o número de vagas, o Movimento Nossa BH realizará a seleção de pessoas, seguindo os seguintes critérios:

  1. Diversidade racial e de gênero, buscando alcançar, prioritariamente, negras(os), mulheres, e homens e mulheres trans;
  2. Diversidade territorial; 
  3. Engajamento em coletivos, movimentos e iniciativas de mobilização em seus territórios de atuação, alinhados com algum tema do Curso.

O resultado da seleção será divulgado até dia 31/03/2023, no site www.nossabh.org.br e diretamente às pessoas selecionadas através de e-mail utilizado na inscrição.

As matrículas serão realizadas através do preenchimento de formulário online que será enviado por e-mail.

Agenda preliminar de encontros

Abertura: Com afeto e pé na porta!

Data: 03/04/2023 – segunda, 19h | Palestra: Áurea Carolina.

Pela defesa radical dos direitos humanos, do trabalho coletivo, da corresponsabilidade e da autonomia das pessoas e organizações na luta por políticas públicas de garantia, reparação e promoção de direitos fundamentais em BH e RMBH. O encontro vai se dedicar a discussão acerca da constituição dos direitos sociais, bem como suas violações, a partir das lutas dos movimentos sociais populares que se organizam na cidade. 

1ª aula: Vida pedestre e mobilidade por bicicleta.

Data: 17/04/2023 – segunda, 19h | Mediação: BH Em Ciclo – Associação dos Ciclistas de Belo Horizonte  e MUDEVI – Movimento Unificado de Deficientes Visuais.

O direito à cidade começa pelo direito a ruas, calçadas e travessias dignas, inclusivas e compartilhadas por pessoas diferentes. Nesse encontro, vamos refletir sobre a vida de proximidade orientada por um desenvolvimento urbano que aumente os serviços, oportunidades de empregos e oportunidades de lazer e cultura que dispomos próximos. Serão apresentados exemplos de ações dos coletivos em busca de uma cidade mais inclusiva e boa para caminhar e pedalar.

2ª aula: Periferia é cidade!

Data: 24/04/2023 – segunda, 19h | Mediação: Fórum das Juventudes da Grande BH, Instituto Macunaíma de Cultura e Casa do Beco.

A periferia move a cidade. Mas, para ser e pertencer à cidade, com toda a sua subjetividade e criatividade, é preciso que o acesso aos serviços urbanos seja tão presente nela como nos bairros “centrais”. É preciso investimento e autonomia aos prédios e infra estruturas públicas para reforçar senso de comunidade e cidadania. Neste encontro, vamos debater sobre o potencial criativo, a produção coletiva de saberes, focando nas ações coletivas de descentralização da cultura!

3ª aula: Convívio com as águas 

Data: 06/05/2023 – sábado, 10h | Mediação: Comunidade Jardim Felicidade.

Acolher as águas da chuva, recuperar e dar visibilidade aos cursos d’água existentes e transformar a lógica de ocupação e circulação do espaço urbano (moradia e mobilidade). É urgente a inversão da lógica predatória que consome o meio ambiente, mudarmos o modelo urbano para considerar a vulnerabilidade ambiental, que se manifesta de maneira mais violenta e danosa nas regiões mais pobres. O encontro acontecerá no bairro Jardim Felicidade, onde a Associação Coletiva da Juventude atua e está sendo implantado o projeto “Rua de Estar”, uma intervenção urbana que propõe novos usos para as ruas.

4ª aula: Transporte público, gratuito e de qualidade

Data: 15/05/2023 – segunda, 19h | Mediação: Tarifa Zero Beagá.

Efetivar o transporte como direito, com financiamento por meio do orçamento público, baixando tarifas, priorizando espaço viário para os ônibus e investindo em seu conforto, qualidade e oferta. Nesse encontro, vamos debater sobre a atual Proposta de Lei de Tarifa Zero que está em construção por movimentos sociais da cidade de Belo Horizonte. 

5ª aula: Nossos Corpos não são Públicos!

Data: 22/05/2023 – segunda, 19h | Mediação: Nossa BH | Exibição: curta documentário 7giras passageiras e videopoema A pressa que me coMove.

Como a intersecção entre feminismo, antirracismo e luta de classes são consideradas na formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas de mobilidade em Belo Horizonte e RMBH?! Neste encontro, buscaremos compreender porque crianças, mulheres, juventudes, pessoas LGBTQIA+, PCDs, pessoas 60+, população negra, favelada, indígena, entre tantas outras, ainda se encontram sub-representadas nos espaços de orientação e decisão sobre políticas públicas de mobilidade. 

6ª aula:  Formas de organização para ação política.

Data: 29/05/2023 – segunda, 19h | Mediação: Movimento Nossa BH.

Diante do desafio de gerar visibilidade, fortalecimento e sustentabilidade financeira às organizações da sociedade civil,  a aula procura apresentar e debater os conceitos da comunicação, mobilização e captação de recursos como elementos fundamentais para a atuação de coletivos e movimentos sociais. O objetivo da aula é refletir sobre a aplicabilidade destas ferramentas na ativação de causas e incidência política. 

7ª aula: democracia na prática

Data: 05/06/2023 – segunda, 19h | Mediação: Movimento Nosso BH.

Incidência política não é um lugar de conforto! Por isso, respeitar e fortalecer espaços institucionais de participação para a incidência e acompanhamento das políticas públicas, com o fortalecimento da atuação de organizações da sociedade civil é fundamental para a retomada das ações públicas de garantia de direitos e fortalecimento da democracia. Nesse encontro, vamos debater sobre os espaços de diálogo entre o poder público e sociedade civil e a ampliação das formas de controle das políticas públicas em Belo Horizonte e RMBH. 

8ª e 9ª aula: Preparação de ação prática a ser realizada pelo grupo ao final do curso.

Data: 12/06/2023 e 19/06/2023 – segundas, 19h | Mediação: Movimento Nossa BH.

Estas duas aulas serão focadas na preparação de ação prática a ser realizada pelo grupo ao final do curso. Ao longo das aulas iniciais, serão apresentadas ações como Rua Aberta, Pedaladas, Expedições e outras ações de incidências que servirão de inspiração para que a turma proponha uma ação coletiva ao final do curso.

ENCERRAMENTO

Data: 24/06/2023 – sábado – 10h

Encontro festivo de encerramento do curso, em formato e local a ser definido pela turma, de forma a permitir a realização da ação prática escolhida.